Impostometro

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ceará e Fortaleza ficam em extremos no ranking de transparência da Copa

Ceará e Fortaleza ficam em extremos no ranking de transparência da Copa

Estado do Ceará teve melhor índice de transparência com gastos, diz Ethos.
Prefeitura de Fortaleza não justificou altos gastos com obras da Copa.

 


O Ceará teve a melhor avaliação da transparência dos gastos com obras para a Copa do Mundo, segundo ranking desenvolvido pelo Instituto Ethos, organização da sociedade civil de interesse público com sede em São Paulo. A Prefeitura de Fortaleza, por outro lado, teve índice considerado insatisfatório.
O Estado do Ceará teve uma avaliação de 65,22 pontos, à frente de Pernambuco (63,38) Minas Gerais (56,2), Bahia (47,77) e Paraná (42,15). O secretário Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa ressaltou que os investimentos são feitos não apenas para a Copa do Mundo, mas
fica como um legado para Fortaleza e Região Metropolitana.
Fortaleza foi a sexta cidade entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo a receber a avaliação do instituto, feita com base em formulário com 90 perguntas desenvolvidas para definir o nível de transparência do governo com obras da Copa.

"Nós temos o VLT, investimos em obras de mobilidade urbana, e os investimentos não param. Agora vão até o mundial". Entre as obras do Estado para a Copa do Mundo estão a reforma do Castelão, a construção de uma linha do VLT e desapropriação para melhorias na Via Expressa.
A Prefeitura de Fortaleza teve índice insatisfatório por não prestar informações que justifiquem os gastos, segundo o gerente de políticas públicas da Ethos, Caio Magre, que coordena o programa Jogos Limpos. A prefeitura alega que não obteve da gestão passada do poder municipal as informações necessárias para manter a transparência dos gastos.
"No município a gente tem um problema de ausência de dados no portal. Essa é uma questão central. Ausência de audiências públicas, de informações ao cidadão sobre quais são as reponsabilidades que a Copa do Mundo exige do governo municipal", diz Magre.
"Essa pesquisa foi levantada no ano passado, então já temos aí alguns meses dessa avaliação e Fortaleza ficou nessa situação, o sexto colocado. De lá para cá, posso assegurar que nós evoluímos", defende o secretário da Controladoria e Transparência de Fortaleza, Marlon Cambraia.
Entre as obras de reponsabilidade da Prefeitura de Fortaleza para a Copa do Mundo 2014 estão melhorias nas avenidas Alberto Craveiro, Via Expressa, Dedé Brasil, Paulino Rocha e Raul Barbosa.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário