Impostometro

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vladimir Herzog

Câmara Municipal inaugura Praça Vladimir Herzog

O espaço fica atrás do prédio da Câmara e será inaugurado no dia 25 de outubro, na mesma data em que o jornalista foi torturado e morto em 1975

O jornalista Vladimir Herzog vai se tornar nome de praça próximo à Câmara Municipal: memória da ditadura (Foto: Divulgação)
A morte do jornalista Vladimir Herzog em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI em São Paulo, durante a ditadura militar, marcou o início da intensificação pela volta da democracia no país. O então diretor de jornalismo da TV Cultura havia se apresentado um dia antes para prestar depoimento sobre as ligações que mantinha com o Partido Comunista Brasileiro, que havia sido atirado para a ilegalidade após a subida do regime militar ao poder. A versão oficial é de que teria se suicidado na cela – mas as marcas da tortura podiam ser vistas em seu corpo antes do enterro. Essa versão foi contestada em 1978, mas somente em 2012 é que o registro de óbito foi retificado
para constar que Valdimir Herzog havia morrido em decorrência de lesões e maus-tratos sofridos na sede do II Exército em São Paulo.
Praça Vladimir Herzog, logo atrás do prédio da Câmara Municipal de São Paulo: homenagem ao jornalista morto durante a ditadura militar em 1975 (Foto: Divulgação)
No próximo dia 25 de outubro, às 11h, a Câmara Municipal de São Paulo vai inaugurar a Praça e Memorial Valdimir Herzog, no início da Rua Santo Antonio, atrás do prédio da Câmara. A praça terá um mosaico feito com base na obra “25 de Outubro”, do artista Elifas Andreato.
Além de representantes da Câmara e da Comissão Municipal da Verdade, a família do jornalista – que criou o Instituto Vladimir Herzog em 2009 para garantir que todos tenham direito à justiça e à vida – estará presente à inauguração. Será uma forma de lembrar que a liberdade de expressão nem sempre foi respeitada no Brasil.

O mosaico da Praça Vladimir Herzog é baseado numa obra dedicada ao jornalista morto realizada pelo artista Elifas Andreatto (Foto: Divulgação)

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA VLADIMIR HERZOG Dia 25/10, sex. 11h. Rua Santo Antonio, atrás da Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte: http://epoca.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário