Andres AZP/CC
No segundo episódio da nova temporada da Aula Pública Opera Mundi, o jornalista e professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni, responde: mas afinal, a Venezuela é uma ditadura ou uma democracia?
"Uma das marcas básicas de uma democracia é a realização previsível e constante de eleições. Em 15 anos, os venezuelanos realizaram 19 processos eleitorais. Então, esta pergunta (ditadura ou democracia) é feita mais em função da oposição da mídia internacional, de parte da imprensa local e pelo que se difunde da imagem do ex-presidente Hugo Chávez", analisa Maringoni.
Assista ao primeiro bloco:
No segundo bloco, Maringoni destaca que a Venezuela enfrenta problemas na independência de poderes, mas nada que inviabilize o processo democrático do país. "O embate de forças criou uma democracia muito dura na Venezuela, que, agora, precisa se estabilizar. Assista:
No último bloco, Maringoni discute a importância de Hugo Chávez como ator político na Venezuela e na América Latina: "foi um figura política extraordinária", analisa. Assista:
Fonte: Brasil de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário