Impostometro

domingo, 9 de março de 2014

Vox Populi


Vox Populi no Ceará: não tá fácil pra ninguém


O eleitorado das capitais costuma ser indócil. As pessoas são mais escolarizadas, dizem uns; aglomerações ajudam a repercutir críticas, dizem outros. Em Fortaleza, reza a lenda, há um espírito afeito à contestação. O fato é que os eleitores da capital cearense andam ressabiados, como mostra a mais recente pesquisa Vox Populi, divulgada na última sexta-feira pela Rede Bandeirantes e Sistema Jangadeiro.
Entre a presidente Dilma (PT), o governador Cid e o prefeito Roberto Cláudio (ambos do Pros), somente a petista consegue aprovação superior, entre bom e ótimo, à metade dos entrevistados. E mesmo assim, é no limite. Vamos aos números:
Dilma – Bom 47%, Ótimo 7% = Total de 54%


Cid - Bom 35%, Ótimo 4% = Total de 39%


Roberto Cláudio - Bom 20%, Ótimo 4% = Total de 24%
O prefeito

Roberto Cláudio começa seu segundo ano pressionado. A eleição foi difícil e dividiu a cidade. Para vencer, adotou o estilo “administrador competente e realizador”, sempre escorado na parceria com o governador. Depois de eleito continuou em clima de campanha e deu a entender que seria possível recuperar o tempo perdido na gestão anterior. O atraso nas obras para a Copa do Mundo e o afobamento fizeram a expectativa virar frustração. Para piorar, não consegue “vender” seus acertos, como a obrigação de bater ponto para médicos em postos de saúde.  

O governador


Já Cid Gomes inicia seu último ano com aprovação de quatro em cada dez fortalezenses. Dado o desastre na segurança pública e a maré negativa para gestores que se consolidou após os protestos de junho de 2013, é um número razoável. Tem gente muito pior por aí. E há ainda o interior, onde a dependência da população em relação a políticas assistencialistas aumenta o capital eleitoral do governo estadual. Por outro lado, vale lembrar que Cid praticamente governa sem uma oposição organizada, de atuação sistemática e estratégica. Assim, há um considerável desgaste não forçado registrado na pesquisa. Houvesse aos olhos do público uma alternativa em vista, a reprovação poderia ser bem maior.
A presidente


Assim, pelo Vox Populi, Dilma é o maior cabo eleitoral no jogo da sucessão em 2014. A ironia é que de todos esses gestores, é justamente a presidente quem menos fez pela cidade ou pelo Estado. Nada significativo foi realizado pelo governo federal em Fortaleza. Nada. Nem sequer uma reforma no aeroporto conseguiram fazer. Nenhuma inauguração relevante. Sua vantagem, parece, é estar distante, além de contar com aliados que não temem demonstrações reiteradas de subserviência em qualquer circunstância. 

 Futuro


Dizer que pesquisas são retratos do momento já virou clichê. Se a popularidade de políticos e gestores públicos não anda lá essas coisas, o suspense está mesmo no desenrolar dos próximos meses, com a previsão cada vez mais nítida de que mais protestos e manifestações podem acontecer, elevando a desaprovação geral poucos meses antes das eleições.


Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário