Impostometro

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Secretaria de Direitos Humanos do Cid

Secretaria de Direitos Humanos está 'alheia' a excessos em protestos, diz deputada

Pasta coordenada por Karlo Kardozo estaria "alheia" às denúncias de violência contra manifestantes, afirma presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia

Entidades de Direitos Humanos do Ceará criticaram nesta segunda-feira, 1º, “silêncio” do secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, Karlo Kardoso (PSB), sobre possíveis excessos policiais durante protestos das últimas semanas no Município. Segundo a presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia, Eliane Novais (PSB), a pasta tem se mantido “alheia” às denuncias de violência desde o início das manifestações.

“A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) está completamente alheia. Não emitiu uma nota, não vimos nenhuma manifestação. É uma crise (...) a SDH está amordaçada, não reage, não apresenta nada de novo. Precisa abrir esse canal e transformar em ações que o povo quer receber”, afirma a deputada.
Na última segunda-feira, 24, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) instalou comissão intersetorial para apurar possíveis excessos de manifestantes e policiais nos protestos da Capital. Na ocasião, o promotor responsável pelo grupo, Iran Sírio, admitiu a existência de uso irresponsável de bombas de gás e tiros de bala de borracha na repressão de manifestantes.
Direitos Humanos
A coordenadora do Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, Renata Praciano, evita entrar no assunto, mas diz “estranhar“ a ausência de órgãos oficiais do Município e Estado nas discussões sobre o tema. “É de estranhar, porque os órgãos de Direitos Humanos tem que estar presentes. Posso falar sobre o Frei Tito: estamos acompanhando o desenrolar das manifestações”, disse.

O POVO tentou entrar em contato com o secretário Karlo Kardozo por diversas vezes durante esta segunda-feira. No entanto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Direitos Humanos afirmou que ele estava com agenda “corrida”. Ao longo do dia, o gestor participou de diversas reuniões sobre projetos da gestão, incluindo encontro geral do Plano Plurianual (PPA) do Município.
Além do Frei Tito e da comissão da Assembleia, compõem a comissão do MP-CE representantes da Polícia Militar do Estado, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ouvidoria do Estado e Conselho Estadual de Segurança Pública. 
Redação O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário