Impostometro

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Protestos pelo Brasil

Ônibus é queimado em Manaus após paralisação de funcionários

  • Divulgação
                 Um ônibus foi incendiado por manifestantes na zona leste de Manaus 
  •              Um ônibus foi incendiado por manifestantes na zona leste de Manaus
Um ônibus foi queimado e outros foram depredados na zona leste de Manaus nesta segunda-feira (1º). A confusão ocorreu no bairro São José depois de usuários do transporte coletivo da cidade tomarem conhecimento de que os ônibus da empresa Global Green Transportes não sairiam da garagem.
A Polícia Militar informou que sete pessoas que estavam com pedras em  mochilas foram e encaminhadas para o 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No total, 289 ônibus de 44 linhas da cidade estão retidos na garagem da empresa. A retenção dos ônibus foi uma decisão dos funcionários. Eles alegam que os depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) estão atrasados. Os rodoviários também reivindicam gratificação extra de R$ 90 para motoristas de ônibus articulados.
Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), a paralisação dos funcionários esta manhã envolve centenas de trabalhadores da empresa. A confusão continua na garagem.
"Só estamos cobrando o que é de nosso direito. Não queríamos que a situação chegasse a esse ponto", disse o motorista João Carvalho, 54.
Mais cedo, a confusão começou na área compreendida entre as avenidas Autaz Mirim e Cosme Ferreira.
Alguns usuários também tentaram invadir a garagem da empresa. O terminal 5, localizado na área, também chegou a ficar interditado durante a confusão. A guarita da sede da empresa também foi depredada.
Para conter os usuários, foram designados policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar. Eles tentaram dispersar os manifestantes usando balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Alguns usuários chegaram a ficar feridos. 
A Global Green informou que a paralisação dos funcionários atinge mais de 300 mil pessoas que dependem do transporte coletivo em Manaus.
A assessoria de imprensa da Manaustrans informou que representantes do órgão estão reunidos neste momento com a diretoria da Global Green para tentar chegar a um acordo que encerre o movimento.
Ainda segundo a assessoria do órgão, a Manaustras já entrou em contato com outras empresas para que disponibilizem ônibus de suas frotas para atender aos usuários.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário