Impostometro

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Parabéns Nordestinos!

Parabéns Nordestinos!

Dia do Nordestino

Dia 08 de outubro é o dia destinado à comemoração do dia do nordestino, e convém lembrar que a história de nosso Brasil, eleva os habitantes da região Nordestina à condição de verdadeiros guerreiros e guerreiras.
Nascidos em região com condições climáticas desfavoráveis, na busca de melhores condições de vida saíram de sua terra em direção às grandes cidades brasileiras, em particular, cito, o estado de São Paulo. São Paulo em expansão, com muitas construções, indústrias, comércio, enfim, a terra das oportunidades, foi o destino desses brasileiros que aqui chegaram na busca de emprego, muitos vieram sós e mais tarde trouxeram a família, muitos vieram e retornaram.
Os estados que compõem a região nordeste, são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte. Nesse espaço geográfico de intensa diversidade cultural, manifestações culturais, pontos turísticos de inigualável beleza sempre atraíram muitos turistas.
Tudo é dual, assim, muitas vezes pudemos fixar nosso olhar na miséria e no sofrimento dos nordestinos que se deslocaram na busca de melhor vida, porém, neste dia, em especial, agradecer aos nordestinos a
sua contribuição é preciso.
A literatura brasileira agradece aos grandes escritores Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, José de Alencar e Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro, Josué Montello, o grande Jorge Amado.
O cinema e teatro brasileiro, agradece, a artistas como José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes, Emiliano Queiroz, Dirceu Borboleta, José Dumont, Marco Nanini, Lázaro Ramos, Wagner Moura (capitão Nascimento), Nelson Rodrigues.
Na música a poesia e a musicalidade do grande Luiz Gonzaga, Nando Cordel, Alceu Valença, o maravilhoso Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Lenine, ainda Zé Ramalho, Elba Ramalho, Fagner, Dorival Caymmi, Raul Seixas, e tantos outros.
No direito eternizados os juristas Rui Barbosa, Tobias Barreto, Clóvis Bevilácqua, Pontes de Miranda, Paulo Bonavides, Evandro Lins e Silva e educadores como Paulo Freire, Manoel Bomfim, Anísio Teixeira e tantos outros. Lideranças como Dom Hélder Câmara, Dom Eugênio Sales, nos movimentos sociais Antonio Conselheiro (Canudos), Lampião, Frei Caneca, ainda Maria da Penha (Lei Maria da Penha).
E, poderia continuar a elencar, tantos e tantos, nordestinos que contribuíram com sua arte, conhecimento nas mais diversas áreas do saber, e que perpetuados se encontram nos registros de nossa história.
Fundamental que se conheça a história para que não se viva na escuridão e evite erros graves de julgamento guiados pelo senso comum, que nada vê e nada sabe.
Dias destinados a homenagear são marcos para trazer à lembrança as contribuições daqueles que são homenageados, e neste dia os homenageados são os nordestinos. São Paulo, representado por uma minoria, creio, fez feio ao manifestar-se de forma discriminatória com relação à escolha eleitoral na região do Nordeste, demonstrando com isso ignorância da história do País em que vive.
Mais que ignorância a respeito da história, demonstrou a falta de conhecimento da legislação brasileira, que criminaliza atos discriminatórios, os menos avisados, que em nome da liberdade, acreditam que podem expressar-se em desrespeito à lei, poderão e deverão ser intimados a justificarem as expressões desrespeitosas e passíveis são de punição, respondendo pela irresponsabilidade e desrespeito.
Mais que lei, há de considerar: enquadra-se em transgressão a um princípio fundamental, o Princípio da Dignidade Humana, gravado em nossa Constituição Federal, que se aplica a todos os seres humanos.
Conscientizar-se de que o direito é para todos e que todos somos brasileiros, que o Brasil tem dimensões geográficas de continente é essencial, da mesma forma, entender que se carece de estudos sérios, de boa vontade e um desejo muito grande de aprender, na verdade, um sentir humanitário, para superar entraves de índole discriminatória.
A parcela que manifestou-se, desrespeitosamente e discriminatória, não poderá em momento algum alegar a falta de informação, pois esses ataques vieram pelas redes sociais, hoje uma fonte de informação ímpar, note-se.
Registrar as homenagens aos nordestinos que há séculos eleva o nosso País com a sua arte, música, cinema, teatro é preciso, lembrando que o nordeste é abençoado com lindíssimas paisagens e uma alegria ímpar, e as características dos grandes e nobres guerreiros.
Olinda Caetano Advogados
Zelar pelos princípios, nossa missão.
Advogada, Pós graduada em Direito Imobiliário, cursos extensivo de qualificação para o Tribunal do Jurí pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil. Atua como Consultora Imobiliária e no Direito Civil, Direito do Consumidor, e Direito Penal (atuante no Tribunal do Júri). Atu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário