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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Enem 2013: Anglo Vestibulares questiona gabarito oficial em nove pontos

Vestibular

Enem 2013: Anglo Vestibulares questiona gabarito oficial em nove pontos

O Anglo Vestibulares questiona em nove pontos o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira.
Segundo Luís Ricardo Arruda, coordenador-geral do Anglo Vestibulares, há duas questões sem alternativas possíveis. São as de número 82 e 87 (prova branca), da área de ciências da natureza. "Os candidatos mais bem preparados certamente ficaram confusos. Há imprecisão nos enunciados e nenhuma resposta está, a rigor, correta", diz. 
Também foram apontados casos em que a alternativa dada como certa é, na visão do Anglo, incorreta, e perguntas com mais de uma resposta válida.
Confira na lista a seguir os nove itens questionados pelo Anglo Vestibulares.

Enem 2013: nove respostas do gabarito oficial do Enem são questionadas

Anglo Vestibulares discorda de alternativas apontadas pelo MEC

Questão 16 (prova branca)

. alternativa correta pelo gabarito oficial: B
. alternativa correta pela correção do Anglo: C
"A alternativa B faz referência à 'extensão da cidadania aos homens livres'. Aqui, torna-se
fundamental o entendimento do complicado conceito de cidadania na Antiguidade. Na Roma republicana, a extensão da cidadania a todos os homens livres (incluindo os plebeus) sempre foi um processo lento e incompleto, e é bem difícil imaginar que a simples introdução das leis escritas tenha significado a extensão da cidadania aos homens livres. As restrições ao exercício da cidadania, conforme existentes na Roma republicana — e em que pesem certos avanços ao longo do tempo — não permitem estabelecer uma relação direta entre lei escrita e extensão da cidadania a todos os homens livres. Nesse ponto, a imprecisão do comando se faz sentir: ao pedir que se estabeleça uma relação, abre-se o caminho para que o examinando indique como uma consequência distante da superação da lei oral, no caso grego, a extensão da cidadania aos homens livres. Porém, ao considerar — corretamente — essa possibilidade, deve-se constatar em seguida que o ponto culminante desse processo na Grécia Antiga foi a implantação da democracia, o que nos leva de volta à alternativa C, que continuamos a preferir com a mais correta".
Anglo Vestibulares

 

Questão 21 (prova branca)

. alternativa correta pelo gabarito oficial: B
. alternativa correta pela correção do Anglo: E
"A alternativa B afirma que o trabalho se constitui como o fundamento real da produção material. Ora, dentro da visão marxista, a afirmação é correta, mas está longe de resolver a relação de causa e consequência apresentada no enunciado. Levando-se em consideração o conjunto da obra marxista (o que nos é facultado pela elaboração imprecisa do enunciado: 'Para o autor...') e enfatizando o emprego do termo 'consciência de classe' no fragmento utilizado, optamos pela alternativa E. Observando o desenvolvimento das forças materiais de produção sob o capitalismo — e utilizando argumento extensivamente empregado no Manifesto Comunista — a burguesia revolucionou o 'processo de formação da consciência de classe', por exemplo, ao simplificar as relações de antagonismo entre as classes sociais e estabelecer uma 'exploração aberta, cínica e brutal'. A dominação econômica (e, por extensão, política) da burguesia, faz com que, segundo Marx, não 'somente aumenta o número de proletários, mas concentra-os em massas cada vez mais consideráveis; sua força cresce e eles adquirem maior consciência dela' (Manifesto Comunista, I, § 29), reforçando nossa escolha da alternativa E".
Anglo Vestibulares

Questão 56 (prova branca)

. alternativa correta pelo gabarito oficial: C
. alternativa correta pela correção do Anglo: E
"A questão indaga: 'De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?' Para fazer essa pergunta, a questão se apoia sobre um trecho do artigo 'Fluxos de matéria e energia no reservatório solo', de autoria de Rosa, A.H. e Coelho, J.C.R. De acordo com o gabarito oficial do Enem, a resposta para essa indagação estaria na proposta apontada pela alternativa C: 'Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo'. Presumivelmente (uma vez que o texto de apoio à questão não permite essa conclusão de forma direta), isto se daria graças à retenção de carbono junto ao solo, imobilizado em moléculas orgânicas, reduzindo dessa forma sua eliminação para a atmosfera sob a forma gasosa (CO2). Na verdade, a adoção da alternativa C como correta não leva em consideração o fato de que a matéria orgânica no solo é rapidamente decomposta, contribuindo dessa forma para o agravamento do efeito estufa, e não para sua atenuação. É de se ressaltar que em outro trecho do mesmo artigo, os autores deixam claro que: “Quando o balanço entre a taxa da adição de resíduos vegetais ao solo (determinada pelo sistema de cultura) e a taxa de perda de matéria orgânica do solo [MOS] (determinada principalmente pelo manejo do solo) [grifos nossos] for positivo, ocorrerá aumento da MOS. Nesse caso, o solo atuará como um dreno de CO2 atmosférico diminuindo o efeito estufa. Ao contrário, se o balanço for negativo, ocorrerá redução da MOS e o solo contribuirá para o aumento do efeito estufa. E, mais adiante: 'Hoje, no mundo inteiro, procura-se descobrir quanto os sistemas agrícolas contribuem para o sequestro (fixação no solo) de carbono.' Fica evidente, dessa forma, que não há uma resposta única, imediata, para a indagação proposta. Tudo depende do sistema de cultura adotado e pelo tipo de manejo do solo que se pretende pôr em prática, como o próprio artigo deixa claro. E também do tempo transcorrido, algo que foi desconsiderado até aqui. A nosso ver, é perfeitamente razoável propor aquilo que é apontado pela alternativa E: 'Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo'. Uma técnica de manejo da matéria orgânica do solo que resulte em menor concentração de resíduos vegetais minimizaria a liberação de CO2 pela decomposição, atenuando o agravamento do efeito estufa. Tudo se resume, então, ao tempo em que esta matéria orgânica ficará fora do circuito, sequestrando assim o carbono que de outra forma seria devolvido à atmosfera. Em nossa opinião, uma questão que admite as duas respostas (C ou E), mantendo nossa preferência por esta última".
Anglo Vestibulares

Questão 82 (prova branca)

. alternativa correta pelo gabarito oficial: A
. alternativa correta pela correção do Anglo: sem resposta possível
"Para essa questão, o Enem publicou como correta a alternativa A. Como prevíamos, para se obter tal resposta, é necessário assumir que, no instante que a barra toca a catraca, a intensidade da força elástica seja igual à da força magnética. Mas, conforme também sinalizamos em nossa resolução, não há qualquer informação no texto desse item que indique essa hipótese. Imaginar que as forças tenham a mesma intensidade é tão plausível quanto supor que, no momento que a barra toca a catraca, a força magnética tenha intensidade um mol de vezes maior que a força elástica. É certo que um candidato que tenha se preparado adequadamente não encontraria caminhos para a resolução desse item. Insistimos que, por falta de informações no enunciado, essa questão não apresenta resolução possível dentro do corpo teórico da física".
Anglo Vestibulares

Questão 87 - prova branca

. alternativa correta pelo gabarito oficial: A
. alternativa correta pela correção do Anglo: sem resposta possível
"A resolução é clara. Não há a alternativa 'floculação'."
Anglo Vestibulares

Questão 92 - prova rosa

. alternativa correta pelo gabarito oficial: E
. alternativa correta pela correção do Anglo: B
"O poema retrata um 'eu lírico' distinto das demais pessoas e tem consciência desta sua diferença. Não poderíamos assinalar a alternativa E, porque não está especificado  no verso 5 (En vez de mala leche yo doy llanto) que o 'eu lírico' transforma o mau humor em pranto, mas que naturalmente e por ser diferente ele dá  o pranto ao invés de mau humor, que o diferencia das demais pessoas. Não existe transformação, é natural e, portanto, é distinto. A alternativa que mais se aproxima é a alternativa B."
Anglo Vestibulares

Questão 95 - prova rosa

. alternativa correta pelo gabarito oficial: C
. alternativa correta pela correção do Anglo: A
"Este poema retrata o trabalho feminino no campo, onde a mãe deixa o filho para trabalhar e prover os alimentos da casa (fruta,carne...). Nota-se, também, nos versos finais, a determinação e a precariedade deste trabalho sem remuneração (y no le pagan), mas existe a afirmação (trabajando sí) da importância do trabalho feminino.
'Trabajando ,trabajando duramente, trabajando sí
Trabajando y no le pagan,
Trabajando sí'
Portanto, a alternativa C não poderia estar correta, porque no texto não há referência ao trabalho no campo em geral entre homens e mulheres. E sim precariedade e orgulho da mulher que trabalha no campo. Podemos dizer que o último verso enfatiza este orgulho feminino (Trabajando sí). A precariedade do campo está em trabalhar e não receber, mas ela trabalha sim, para prover a casa. A alternativa que mais se aproxima é a alternativa A."
Anglo Vestibulares 


Questão 103 - prova rosa

. alternativa correta pelo gabarito oficial: E
. alternativa correta pela correção do Anglo: A
"A decisão final pela A foi tomada com base nos seguintes argumentos:
• O comando nuclear da questão vem exposto neste enunciado: 'Essa valorização evidencia-se pela...'
• O anafórico 'essa' não deixa dúvida: 'valorização' tem como referência a 'importância' que a família atribuía à manta
• O texto e o próprio enunciado da questão fazem uso da comparação para pôr em evidência a superlativa 'importância' (ou 'valorização') da manta: 'a manta mais valiosa do mundo'
• Considerou-se que 'evidenciar', a partir da sua etimologia, tem o sentido de fazer saltar à 'vista', manifestar uma clareza que se impõe ao olhar, exibir como irrefutável...
Em vista desse encadeamento argumentativo, nenhuma das alternativas evidencia melhor a maior valorização da velha manta do que aquela que a considera 'a mais valiosa do mundo', até mesmo acima de objetos de valor proverbial, como 'quadros de pintores famosos, joias de rainha, palácios'."
Anglo Vestibulares 


Questão 128 - prova rosa

. alternativa correta pelo gabarito oficial: D
. alternativa correta pela correção do Anglo: E
"Embora se possa considerar que o relógio, de fato, suspende o idílio amoroso de Brás Cubas, não se pode afirmar que essa interrupção seja definitiva. Ao final do texto, o narrador continua experimentando a sensação deleitosa do beijo, o que o leva a conceber a passagem do tempo de forma mais positiva e ainda idealista: 'Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados'. Assim, o relógio não 'redireciona o comportamento idealista de Brás Cubas', como afirma a alternativa do gabarito oficial. Uma leitura paciente e concessiva da alternativa D poderia conduzir à consideração de que o comportamento idealista de Brás Cubas se mantém, apenas que redirecionado: em um primeiro momento, a passagem do tempo causa enfado; em um segundo momento, causa deleite. Entretanto, não é possível entender como o redirecionamento assim concebido 'desconstrói certos paradigmas românticos', cuja causa é solicitada pela questão. A referência aos 'minutos ganhados' no final do texto evidencia a persistência da metáfora da passagem do tempo e sugere a imagem do relógio, associadas aqui às fantasias que 'tumultuavam' o espírito do narrador. São 'minutos ganhados' porque o deleite provocado pelo beijo permite a vitória do indivíduo sobre o tempo — esta seria uma concepção completamente romântica, não fosse a circunstância de ser o beijo adúltero, informação tão relevante para a compreensão do texto, que o enunciado achou por bem destacá-la. No trecho, o narrador lamenta o fato de 'usualmente' experimentar a impossibilidade humana de dominar o tempo. Mas considera que 'naquela noite' em que trocou o beijo com Virgília conseguiu o efeito de congelar o tempo pelo fato de saborear para sempre a sensação experimentada. Assim como o relógio é perpétuo (e, com ele, a passagem do tempo), a sensação do beijo também se perpetua em sua memória. A glorificação do beijo trocado entre namorados é algo bastante explorado na estética romântica. Machado de Assis 'desconstrói certos paradigmas românticos' na medida em que o beijo aqui focalizado é adúltero, distante do modelo moral predominante no Romantismo."
Anglo Vestibulares 

Fonte: http://veja.abril.com.br






 

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