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Enem 2013: Anglo Vestibulares questiona gabarito oficial em nove pontos
O Anglo Vestibulares questiona em nove pontos o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira.
Segundo Luís Ricardo Arruda, coordenador-geral do Anglo Vestibulares,
há duas questões sem alternativas possíveis. São as de número 82 e 87
(prova branca), da área de ciências da natureza. "Os candidatos mais bem
preparados certamente ficaram confusos. Há imprecisão nos enunciados e
nenhuma resposta está, a rigor, correta", diz.
Também foram apontados casos em que a alternativa dada como certa é,
na visão do Anglo, incorreta, e perguntas com mais de uma resposta
válida.
Confira na lista a seguir os nove itens questionados pelo Anglo Vestibulares.
Enem 2013: nove respostas do gabarito oficial do Enem são questionadas
Anglo Vestibulares discorda de alternativas apontadas pelo MEC
Questão 16 (prova branca)
. alternativa correta pelo gabarito oficial: B
Anglo Vestibulares
. alternativa correta pela correção do Anglo: C
"A alternativa B faz referência à 'extensão da cidadania aos homens
livres'. Aqui, torna-se
fundamental o entendimento do complicado
conceito de cidadania na Antiguidade. Na Roma republicana, a extensão da
cidadania a todos os homens livres (incluindo os plebeus) sempre foi um
processo lento e incompleto, e é bem difícil imaginar que a simples
introdução das leis escritas tenha significado a extensão da cidadania
aos homens livres. As restrições ao exercício da cidadania, conforme
existentes na Roma republicana — e em que pesem certos avanços ao longo
do tempo — não permitem estabelecer uma relação direta entre lei escrita
e extensão da cidadania a todos os homens livres. Nesse ponto, a
imprecisão do comando se faz sentir: ao pedir que se estabeleça uma
relação, abre-se o caminho para que o examinando indique como uma
consequência distante da superação da lei oral, no caso grego, a
extensão da cidadania aos homens livres. Porém, ao considerar —
corretamente — essa possibilidade, deve-se constatar em seguida que o
ponto culminante desse processo na Grécia Antiga foi a implantação da
democracia, o que nos leva de volta à alternativa C, que continuamos a
preferir com a mais correta".Anglo Vestibulares
Questão 21 (prova branca)
. alternativa correta pelo gabarito oficial: B
. alternativa correta pela correção do Anglo: E
"A alternativa B afirma que o trabalho se constitui como o fundamento
real da produção material. Ora, dentro da visão marxista, a afirmação é
correta, mas está longe de resolver a relação de causa e consequência
apresentada no enunciado. Levando-se em consideração o conjunto da obra
marxista (o que nos é facultado pela elaboração imprecisa do enunciado:
'Para o autor...') e enfatizando o emprego do termo 'consciência de
classe' no fragmento utilizado, optamos pela alternativa E. Observando o
desenvolvimento das forças materiais de produção sob o capitalismo — e
utilizando argumento extensivamente empregado no Manifesto Comunista — a
burguesia revolucionou o 'processo de formação da consciência de
classe', por exemplo, ao simplificar as relações de antagonismo entre as
classes sociais e estabelecer uma 'exploração aberta, cínica e brutal'.
A dominação econômica (e, por extensão, política) da burguesia, faz com
que, segundo Marx, não 'somente aumenta o número de proletários, mas
concentra-os em massas cada vez mais consideráveis; sua força cresce e
eles adquirem maior consciência dela' (Manifesto Comunista, I, § 29),
reforçando nossa escolha da alternativa E".
Anglo Vestibulares
Anglo Vestibulares
Questão 56 (prova branca)
. alternativa correta pelo gabarito oficial: C
. alternativa correta pela correção do Anglo: E
"A questão indaga: 'De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a
minimizar o agravamento do efeito estufa?' Para fazer essa pergunta, a
questão se apoia sobre um trecho do artigo 'Fluxos de matéria e energia
no reservatório solo', de autoria de Rosa, A.H. e Coelho, J.C.R. De
acordo com o gabarito oficial do Enem, a resposta para essa indagação
estaria na proposta apontada pela alternativa C: 'Aumentando a
quantidade de matéria orgânica do solo'. Presumivelmente (uma vez que o
texto de apoio à questão não permite essa conclusão de forma direta),
isto se daria graças à retenção de carbono junto ao solo, imobilizado em
moléculas orgânicas, reduzindo dessa forma sua eliminação para a
atmosfera sob a forma gasosa (CO2). Na verdade, a adoção da alternativa C
como correta não leva em consideração o fato de que a matéria orgânica
no solo é rapidamente decomposta, contribuindo dessa forma para o
agravamento do efeito estufa, e não para sua atenuação. É de se
ressaltar que em outro trecho do mesmo artigo, os autores deixam claro
que: “Quando o balanço entre a taxa da adição de resíduos vegetais ao
solo (determinada pelo sistema de cultura) e a taxa de perda de matéria
orgânica do solo [MOS] (determinada principalmente pelo manejo do solo)
[grifos nossos] for positivo, ocorrerá aumento da MOS. Nesse caso, o
solo atuará como um dreno de CO2 atmosférico diminuindo o efeito estufa.
Ao contrário, se o balanço for negativo, ocorrerá redução da MOS e o
solo contribuirá para o aumento do efeito estufa. E, mais adiante:
'Hoje, no mundo inteiro, procura-se descobrir quanto os sistemas
agrícolas contribuem para o sequestro (fixação no solo) de carbono.'
Fica evidente, dessa forma, que não há uma resposta única, imediata,
para a indagação proposta. Tudo depende do sistema de cultura adotado e
pelo tipo de manejo do solo que se pretende pôr em prática, como o
próprio artigo deixa claro. E também do tempo transcorrido, algo que foi
desconsiderado até aqui. A nosso ver, é perfeitamente razoável propor
aquilo que é apontado pela alternativa E: 'Atenuando a concentração de
resíduos vegetais do solo'. Uma técnica de manejo da matéria orgânica do
solo que resulte em menor concentração de resíduos vegetais minimizaria
a liberação de CO2 pela decomposição, atenuando o agravamento do efeito
estufa. Tudo se resume, então, ao tempo em que esta matéria orgânica
ficará fora do circuito, sequestrando assim o carbono que de outra forma
seria devolvido à atmosfera. Em nossa opinião, uma questão que admite
as duas respostas (C ou E), mantendo nossa preferência por esta última".
Anglo Vestibulares
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Questão 82 (prova branca)
. alternativa correta pelo gabarito oficial: A
. alternativa correta pela correção do Anglo: sem resposta possível
"Para essa questão, o Enem publicou como correta a alternativa A. Como
prevíamos, para se obter tal resposta, é necessário assumir que, no
instante que a barra toca a catraca, a intensidade da força elástica
seja igual à da força magnética. Mas, conforme também sinalizamos em
nossa resolução, não há qualquer informação no texto desse item que
indique essa hipótese. Imaginar que as forças tenham a mesma intensidade
é tão plausível quanto supor que, no momento que a barra toca a
catraca, a força magnética tenha intensidade um mol de vezes maior que a
força elástica. É certo que um candidato que tenha se preparado
adequadamente não encontraria caminhos para a resolução desse item.
Insistimos que, por falta de informações no enunciado, essa questão não
apresenta resolução possível dentro do corpo teórico da física".
Anglo Vestibulares
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Questão 87 - prova branca
. alternativa correta pela correção do Anglo: sem resposta possível
"A resolução é clara. Não há a alternativa 'floculação'."
Anglo Vestibulares
Questão 92 - prova rosa
. alternativa correta pelo gabarito oficial: E
. alternativa correta pela correção do Anglo: B
"O poema retrata um 'eu lírico' distinto das demais pessoas e tem
consciência desta sua diferença. Não poderíamos assinalar a alternativa
E, porque não está especificado no verso 5 (En vez de mala leche yo doy
llanto) que o 'eu lírico' transforma o mau humor em pranto, mas que
naturalmente e por ser diferente ele dá o pranto ao invés de mau humor,
que o diferencia das demais pessoas. Não existe transformação, é
natural e, portanto, é distinto. A alternativa que mais se aproxima é a
alternativa B."
Anglo Vestibulares
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Questão 95 - prova rosa
. alternativa correta pelo gabarito oficial: C
. alternativa correta pela correção do Anglo: A
"Este poema retrata o trabalho feminino no campo, onde a mãe deixa o
filho para trabalhar e prover os alimentos da casa (fruta,carne...).
Nota-se, também, nos versos finais, a determinação e a precariedade
deste trabalho sem remuneração (y no le pagan), mas existe a afirmação
(trabajando sí) da importância do trabalho feminino.
'Trabajando ,trabajando duramente, trabajando sí
Trabajando y no le pagan,
Trabajando sí'
Portanto, a alternativa C não poderia estar correta, porque no texto não há referência ao trabalho no campo em geral entre homens e mulheres. E sim precariedade e orgulho da mulher que trabalha no campo. Podemos dizer que o último verso enfatiza este orgulho feminino (Trabajando sí). A precariedade do campo está em trabalhar e não receber, mas ela trabalha sim, para prover a casa. A alternativa que mais se aproxima é a alternativa A."
Anglo Vestibulares
'Trabajando ,trabajando duramente, trabajando sí
Trabajando y no le pagan,
Trabajando sí'
Portanto, a alternativa C não poderia estar correta, porque no texto não há referência ao trabalho no campo em geral entre homens e mulheres. E sim precariedade e orgulho da mulher que trabalha no campo. Podemos dizer que o último verso enfatiza este orgulho feminino (Trabajando sí). A precariedade do campo está em trabalhar e não receber, mas ela trabalha sim, para prover a casa. A alternativa que mais se aproxima é a alternativa A."
Anglo Vestibulares
Questão 103 - prova rosa
. alternativa correta pelo gabarito oficial: E
. alternativa correta pela correção do Anglo: A
"A decisão final pela A foi tomada com base nos seguintes argumentos:
• O comando nuclear da questão vem exposto neste enunciado: 'Essa valorização evidencia-se pela...'
• O anafórico 'essa' não deixa dúvida: 'valorização' tem como referência a 'importância' que a família atribuía à manta
• O texto e o próprio enunciado da questão fazem uso da comparação para pôr em evidência a superlativa 'importância' (ou 'valorização') da manta: 'a manta mais valiosa do mundo'
• Considerou-se que 'evidenciar', a partir da sua etimologia, tem o sentido de fazer saltar à 'vista', manifestar uma clareza que se impõe ao olhar, exibir como irrefutável...
Em vista desse encadeamento argumentativo, nenhuma das alternativas evidencia melhor a maior valorização da velha manta do que aquela que a considera 'a mais valiosa do mundo', até mesmo acima de objetos de valor proverbial, como 'quadros de pintores famosos, joias de rainha, palácios'."
Anglo Vestibulares
• O comando nuclear da questão vem exposto neste enunciado: 'Essa valorização evidencia-se pela...'
• O anafórico 'essa' não deixa dúvida: 'valorização' tem como referência a 'importância' que a família atribuía à manta
• O texto e o próprio enunciado da questão fazem uso da comparação para pôr em evidência a superlativa 'importância' (ou 'valorização') da manta: 'a manta mais valiosa do mundo'
• Considerou-se que 'evidenciar', a partir da sua etimologia, tem o sentido de fazer saltar à 'vista', manifestar uma clareza que se impõe ao olhar, exibir como irrefutável...
Em vista desse encadeamento argumentativo, nenhuma das alternativas evidencia melhor a maior valorização da velha manta do que aquela que a considera 'a mais valiosa do mundo', até mesmo acima de objetos de valor proverbial, como 'quadros de pintores famosos, joias de rainha, palácios'."
Anglo Vestibulares
Questão 128 - prova rosa
. alternativa correta pelo gabarito oficial: D
. alternativa correta pela correção do Anglo: E
"Embora se possa considerar que o relógio, de fato, suspende o idílio
amoroso de Brás Cubas, não se pode afirmar que essa interrupção seja
definitiva. Ao final do texto, o narrador continua experimentando a
sensação deleitosa do beijo, o que o leva a conceber a passagem do tempo
de forma mais positiva e ainda idealista: 'Não ouvia os instantes
perdidos, mas os minutos ganhados'. Assim, o relógio não 'redireciona o
comportamento idealista de Brás Cubas', como afirma a alternativa do
gabarito oficial. Uma leitura paciente e concessiva da alternativa D
poderia conduzir à consideração de que o comportamento idealista de Brás
Cubas se mantém, apenas que redirecionado: em um primeiro momento, a
passagem do tempo causa enfado; em um segundo momento, causa deleite.
Entretanto, não é possível entender como o redirecionamento assim
concebido 'desconstrói certos paradigmas românticos', cuja causa é
solicitada pela questão. A referência aos 'minutos ganhados' no final do
texto evidencia a persistência da metáfora da passagem do tempo e
sugere a imagem do relógio, associadas aqui às fantasias que
'tumultuavam' o espírito do narrador. São 'minutos ganhados' porque o
deleite provocado pelo beijo permite a vitória do indivíduo sobre o
tempo — esta seria uma concepção completamente romântica, não fosse a
circunstância de ser o beijo adúltero, informação tão relevante para a
compreensão do texto, que o enunciado achou por bem destacá-la. No
trecho, o narrador lamenta o fato de 'usualmente' experimentar a
impossibilidade humana de dominar o tempo. Mas considera que 'naquela
noite' em que trocou o beijo com Virgília conseguiu o efeito de congelar
o tempo pelo fato de saborear para sempre a sensação experimentada.
Assim como o relógio é perpétuo (e, com ele, a passagem do tempo), a
sensação do beijo também se perpetua em sua memória. A glorificação do
beijo trocado entre namorados é algo bastante explorado na estética
romântica. Machado de Assis 'desconstrói certos paradigmas românticos'
na medida em que o beijo aqui focalizado é adúltero, distante do modelo
moral predominante no Romantismo."
Anglo Vestibulares
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Fonte: http://veja.abril.com.br
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