Impostometro

terça-feira, 9 de julho de 2013

Câmara de Vereadores se torna decepção para usuários de Redes Sociais


Câmara de Vereadores se torna decepção para usuários de Redes Sociais



De cada 10 postagens no facebook de fotomontagens sobre assuntos polêmicos na politica campo-grandense 8 estão ligados a câmara de vereadores, assuntos envolvendo vereadores, o mais recente sobre a prestação de contas dos vereadores, verbas indenizatórias,mau uso do dinheiro público e projetos polêmicos.
Outras postagens referem ao caos na saúde do Estado.




 Recentemente os vereadores criaram a CPI do calote para investigar porque a prefeitura esta atrasado com pagamentos de empresas,assunto este que gerou polemica no facebook, pois diversos membros da rede social acham injusto eles criarem uma CPI do Calote sendo que os próprios vereadores são acusados de darem o calote no proprietário do prédio da Câmara de Vereadores,que esta a nos sem receber o aluguel,a divida esta em torno de 11 milhões.



Outra polemica na rede social envolvendo os vereadores é sobre as verbas indenizatórias, onde no mês de janeiro onde a Câmara estava de ressesso e os vereadores não trabalharam, nem sequer existia os 9 gabinetes dos vereadores novatos,mesmo assim receberam a verba indenizatória.



Outro caso interessante é de um vereador que esta cumprindo a promessa de usar meios de locomoção alternativos como bicicleta, ônibus e carona amiga para ele e sua equipe de gabinete,mesmo assim em vez de diminuir as despesas com combustível, o resultado foi ao contrario.



Desde o inicio do ano a Câmara de Vereadores tem gerado polemica desde que os próprios vereadores resolveram aumentar seus salários de R$9 mil para R$15 mil mensais.Também inicialmente foram contra a criação da CPI da Saúde, e só depois que a rede Globo em nível nacional divulgou os escândalos da saúde sul-mato-grossense, que os vereadores voltaram atras e decidiram criar a CPI.




Esses são só alguns de muitas polemicas sobre a Casa de Leis campo-grandense que já foi gerado na rede social Facebook. As pessoas não querem mais só votar e sim participar ativamente da administração e legislação do município, era o tempo em que as pessoas só votavam e deixavam nas mãos dos políticos seus destinos, hoje em dia com as redes sociais em alta as pessoas estão mais atuantes na fiscalização.

Os vereadores fiscalizam o executivo e quem fiscaliza os vereadores?

Nossa participação política não se encerra no voto. O próximo passo é a fiscalização dos vereadores.


Para quem não sabe, a Constituição Federal, no artigo 31, parágrafo 3º diz que todos podem ter acesso às contas públicas, que devem ficar à disposição para consulta pela população, inclusive pela internet. As contas públicas podem ser questionadas. As reuniões que acontecem na Câmara de Vereadores são abertas ao público.


Você pode acompanhá-las, mas não se manifestar. O dia e horário em que ocorrem podem ser obtidos, por exemplo, no site da câmara do seu Município. A Controladoria Geral da União, através do seu site www.cgu.gov.br, lançou uma cartilha chamada “Olho Vivo no Dinheiro Público Controle Social”, que pode ser baixada gratuitamente.


Serve como guia de aprendizado do exercício desse controle e fiscalização, individualmente ou em organização social, que é meio de participação da população. A consulta periódica ao site da Câmara de Vereadores do seu Município também é meio eficaz para exercer essa fiscalização.


Lá devem estar publicados os gastos públicos, os projetos de lei já votados e ainda na fila de votação. Enfim, toda a atividade da Casa. A palavra de ordem é transparência. O cidadão pode comparecer às audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal, pela qual são discutidos os assuntos importantes para a comunidade e é um meio legítimo de participação popular, podendo, aí sim, o cidadão manifestar sua opinião, discutir o tema, obter informações, fazer propostas e tirar dúvidas.


Participar e divulgar os movimento sociais já existentes, que exercem exatamente essa função de controle e fiscalização, como o Movimento Voto Consciente, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o Adote um Vereador etc.


Neste último, por exemplo, o cidadão escolhe um vereador para acompanhar suas atividades parlamentares e publicá-las em um blog, incluindo os seus comentários,Procure um movimento social na sua cidade ou crie um! Envie e-mail diretamente ao vereador.


O endereço pode ser obtido no site da Câmara. Cobre suas promessas de campanha e outras necessidades da população. Ele está lá para isso. Utilize as redes sociais para divulgar os trabalhos sociais em prol do controle político, da fiscalização. Denuncie.


 Veja algumas das postagens que são feitas no facebook












Nenhum comentário:

Postar um comentário